Criar um Site Grátis Fantástico

ESPAÇO CULTURAL: UM POUCO SOBRE NOSSA COLONIZAÇÃO

ESPAÇO CULTURAL: UM POUCO SOBRE NOSSA COLONIZAÇÃO

 

O Grupo de Tradições Germânicas Rote Rosen, foi fundado no dia 06 de agosto de 1986. Amigos reuniam-se para relembrar e cantar músicas do folclore alemão, surgindo assim o grupo Rote Rosen, inicialmente como coral. É uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo, resgatar e manter a cultura germânica.

    Em meados de 1994, esse grupo já formado tendo alguns filhos, resolveram montar um grupo de danças para entrete-los, nascendo assim o grupo de danças. Alguns anos depois o coral encerrou suas atividades, continuando somente com o grupo de danças, que continua até hoje.


O traje:


       Nosso Traje provem do sul da Alemanha, das montanhas de Rhön na localidade de Unterfranken ao norte do estado da Bavária. É um traje usado em ocasiões festivas aproximadamente do ano de 1850.



 

Traje Feminino

 

 

 

O traje das mulheres é composto por uma saia de cor escura, normalmente preto, com a barra na parte de dentro na cor vermelha. O corpete é uma característica especial das mulheres da região de Rhön, na parte de baixo dos braços é aplicado um bordado florido com miçangas coloridas por sobre os bordados. A blusa das mulheres é de cor branca com as mangas fofas. Um lenço é usado por cima dos ombros, podendo ser de cor vermelha, azul ou verde, com flores coloridas enfeitando o mesmo. Um casaco na cor preta com as mangas enfeitadas por apliques também é usado. Uma caractéristica marcante no traje das mulheres é um acessório usado na cabeça, em forma de cone, com longas fitas caindo até a região da cintura. As meias são de cor branca com sapatos de couro na cor preta.

 


 

Traje Masculino

 

 

 

O homem usa uma camisa de cor branca, normalmente linho. Por cima desta um suspensório totalmente bordado, normalmente feito pelas próprias mulheres dos homens era preso por fora da calça, que era curta de couro preta, para as ocasiões de baile calças compridas eram usadas. Uma gravata preta também faz parte da vestimenta. Os homens casados usam um colete na cor vermelha com detalhes em dourado ornando as voltas do mesmo, botões de prata semi-esféricos. Por cima disto usa-se uma jaqueta de tecido na cor preta. Uma característica do traje dos homens é o chapéu de três pontas, que era somente usado para ir à igreja. As meias são de cor branca e os sapatos de couro na cor preta.